quinta-feira, 20 de maio de 2010

Copa virtual

Telepresença

Foi anunciado hoje que o canal ESPN irá realizar sua cobertura da copa da África do Sul utilizando uma ferramenta chamada TelePresença. Esta ferramenta envia áudio e vídeo em alta definição por meio da infra-estrutura de banda larga. Isso mesmo, o canal, em parceria com a empresa Cisco (não conhece? Então clique aqui.), irá tranmistir suas gravações e, até, os seus “ao vivos” via um poderoso sistema de internet. E não estamos falando aqui de imagens tremidas ou travadas, mas sim do envio de áudio e vídeo em altíssima qualidade.

Para que fique mais claro, a telepresença, segundo a própria Cisco, é uma teconologia que estabelece contatos entre pessoas distantes sem uma viagem “material”. Em outras palavras, a telepresença cria um tipo de comunicação pessoal e direta que, através da Web , permite que os usuários interajam e  colaborarem de uns com os outros. Com isso, os ditos “agentes da comunicação” podem atender a demandas diversas, compartilhar conteúdos, gravar eventos com formato de vídeo em alta qualidade, etc. Em suma, a telepresença substitui um contato concreto por um contato real, porém virtual. 

Esse sistema trará à ESPN uma grande economia. Pois, o custo das transmissões diminurá bastante:

A tecnologia permitirá à ESPN fornecer conteúdo televisionado em seus programas a partir da Cidade do Cabo e Port Elizabeth, nos estádios ali localizados. Já o Centro Internacional de Transmissão da Cisco, ficará localizado em Johanesburgo. Segundo o canal, o uso da ferramenta proporcionará a economia de milhares de dólares, uma vez que elimina a necessidade do envio de caminhões de equipamentos  para cobertura. Isso porque o sistema utiliza apenas uma câmera para a transmissão das imagens e uma tela de alta definição para a comunicação com as outras sedes.

Fonte: IDGnow

Só para se ter uma ideia, com a utilização do sistema a ESPN e a Cisco esperam ter uma economia de até U$S 25 mil por entrevista. Ou seja, a tecnologia promete fazer muito com pouca parafernalha e, principalmente, com baixos custos operacionais. O que, se avaliarmos bem, parece ser uma tedência consolidada em nossos tempos.

O poder comunicativo da Web, com mais esse exemplo, só prova que veio para ocupar uma espaço ainda maior nas nossas vidas. Por incrível que pareça, ainda teremos muitas coisas para ver dentro dessa “rede fantástica”. Novas tecnologias, novos negócios e novos conteúdos, pasmem, ainda estão, e muito, por aparecer. E se aguardamos um pouco, seguramente veremos…

Henrique Oliveira

Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

1 Comentário:

Guilherme Freitas disse...

Bacana essa forma de transmissão. Se o resultado for positivo durante a Copa, veremos essa técnica mais vezes nos grande eventos. Abraços.

21 de maio de 2010 às 23:19

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.