terça-feira, 18 de maio de 2010

Doar sangue, sempre uma boa idéia!

clip_image002

Pessoal, antes de tudo, a doação de sangue se dá quando um indivíduo doa o seu sangue em caráter voluntário para um determinado Banco de Sangue, onde este ficará armazenado. Este processo serve basicamente para que o sangue seja utilizado posteriormente em uma transfusão, que é o ato de transferir o sangue de um paciente para outro que necessite de uma reposição sanguinea.

E por que ele precisaria deste sangue? Isso pode se dar por diversos fatores, que vão desde um grave acidente que envolve perda de quantidades significativas de sangue até algumas anemias, hemofilias, leucemias etc.

Um detalhe importante é que o sangue do doador precisa ter compatibilidade com o do receptor (paciente): Cada indivíduo possui os tipos sanguíneos “A”, “B”, “AB” e “O” e também o fator “Rh” positivo ou negativo. Se uma pessoa possui a tipagem sanguínea A, ela é A + ou A-. A pessoa que possui a tipagem “O” é conhecida como doador universal – e este é o tipo de sangue usado nas emergências quando não há tempo para testar o tipo de sangue da pessoa.

Outras pessoas possuem a tipagem sanguinea “AB”. Elas são conhecidas como receptores universais, isto significa que podem receber qualquer tipo de sangue.

Mas, o que importa mesmo é a ação solidária de se doar sangue. Afinal, esta pequena (grande) atitude pode salvar a vida de muitas de pessoas. E vocês, já tiveram esta boa idéia?

Acesse a cartilha transfusional:

è http://www.hse.rj.saude.gov.br/profissional/clin/hemo.asp,

Auxílio para o texto:

Ricardo Durães

Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

3 Comentários:

lularibeiro disse...

Gostariamos de convidá-los para conhecer a Rede Social de Doação de Sangue chamada Veia Social. Estamos fazendo Mobilizações pelo Brasil inteiro!

http://www.veiasocial.com.br

19 de maio de 2010 às 11:19
Ricardo Durães disse...

Grande Lula Ribeiro, parabéns pela iniciativa meu camarada. Darei uma olhada no site da "veiasocial", por sinal, interessante o nome do site!

Abraços!

19 de maio de 2010 às 14:18
Gabriely disse...

Infelismente o n° de doadores é muito pequeno. Sou doadora há 5 anos e posso afirmar que é um ato simples, rápido e solidário.
É muito bom saber que podemos salvar vidas...
Gostei da iniciativa, vou acessar tbém o site da "veia social".

"Doe sangue. Doe vida"

19 de maio de 2010 às 19:44

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.