sábado, 10 de abril de 2010

Nanomedicina: a revolução

nanotecnologia

O termo nanotecnologia é usualmente empregado na ciência para os experimentos em escala microscópica. Experimentos muito “pequenos” que chegam a ser observados com a microscopia eletrônica. È muito comum vermos o termo ligado à engenharia, robótica ou computação, porém o que acho que afetará realmente a vida dos seres humanos nas próximas décadas será a vertente dessas pesquisas no campo da saúde, também chamada nanomedicina.

Por anos a nossa busca incessante pela cura das mais terríveis doenças (AIDS e Câncer por exemplo) estava sempre atrelada à química e à biologia, pois não imaginávamos que poderíamos criar máquinas tão pequenas as quais poderiam viajar no mais fino capilar venoso e por fim levar os medicamentos á determinada célula específica.

O que parece ser um devaneio típico de filmes de Hollywood, está nesse momento em processo de construção científica, a ponto de já existirem pesquisas sérias sobre o assunto. O otimismo dos médicos e cientistas também reforça essa nossa grande esperança para erradicarmos doenças antes incuráveis e melhorar as funções do nosso organismo.

Nos vídeos abaixo vemos uma explanação sobre a nanomedicina e uma reportagem de um telejornal:

 
 

 

Uma ressalva é que todo experimento que pode ser usado para o bem, também pode ser usado para o mal, não quero nem imaginar se as nanotecnologias forem usadas na indústria bélica, criando armas cada vez mais potentes e deixando toda a nossa existência em risco, assim como foi na época das grandes descobertas nucleares. De resto ficamos na torcida para que tudo corra bem.

Gibran Durães

Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

2 Comentários:

Mr.Jones disse...

aquela "ressalva" que assusta sabia?
Porque pouco se pensa para o bem.
abçs

10 de abril de 2010 às 10:04
Ricardo Durães disse...

Uma grande evolução/revolução da ciência, a nanotecnologia ainda será o grande aparato terapêutico para doenças com difícil cura. O homem é capaz de produzir coisas maravilhosas com a evolução da ciência, o contrário também pode ser visto, como citado por Gibran em "ressalvas".
Muito promissor isso, vamos ver na prática, né isso? Claro, tomara que seja muito fantástico os resultados!
Abraços, bem legal o texto!

11 de abril de 2010 às 11:03

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.