Faça o seu próprio netbook
Todo mundo que gosta de informática sempre teve vontade (mesmo que pequena) de construir sua própria máquina. Em casa mesmo, quantas pessoas não desmontaram aquele velho PC, que estava há anos no porão, em busca de “desvendar” os “misteriosos” artifícios da engenharia dos computadores? Quantos não fuçaram aquele velho aparelho que ninguém mais lembrava que existia?
O fato é que muitos de nós queríamos saber montar e desmontar uma série de equipamentos que nos são úteis no dia-a-dia.
Pois bem, com uma nova invenção chinesa (sempre eles) vai ser muito mais fácil e barato montar uma máquina que está cada vez mais presente em nossas vidas: o netbook. Segundo notícia divulgada no Portal Terra:
Empresas como a Guo Bang estão oferecendo kits que permitem que pequenos integradores criem seus próprios netbooks com o mínimo de esforço. Um destes kits, o S30, inclui chassis, monitor LCD widescreen de 10 polegadas, placa-mãe com processador Atom e sistema de refrigeração. O integrador só precisa adicionar memória, um disco rígido e adesivos com a sua marca para ter um netbook genérico prontinho para a vitrine, por um preço estimado em cerca de US$ 200. [...] Infelizmente os kits não estão disponíveis para o consumidor final, e a corrida pelo menor preço exclui tecnologias como a plataforma NVIDIA Ion ou aceleradoras para a reprodução de vídeo, que aumentam o desempenho das máquinas.
Para quem está em dúvida, os Netbooks são máquinas feitas para, principalmente, conectar o usuário à Internet. Por isso mesmo, eles não foram feitos para desbancar os famosos notebooks, que são computadores completos e possuem por finalidade serem sistemas portáteis multitarefa robustos e com alto poder de processamento. O notebook é dotado de placas de vídeo e hardware mais potentes: capazes de visualizar vídeos, e outros arquivos pesados e de trabalho (como documentos, planilhas, programas específicos). Já os netbooks são aparelhos de baixo custo, altamente portáteis, e projetados para realizar uma tarefa simples por vez....
Mesmo sendo mais simples, a possibilidade de se poder comprar um kit para a montagem rápida de um netbook reacende aquele nosso velho “instinto”: o instinto de sermos, nós mesmos, os produtores da nossa própria tecnologia (ou, pelo menos, de parte dela).
Resta saber, caro leitor, se esse avanço significará que estaremos, no futuro, caminhando para uma cultura tão informatizada que, nós mesmos, montaremos as nossas próprias máquinas. Afinal, com certeza, mais barato vai ficar…
3 Comentários:
eu mesmo montei meu pc, comprei cada peça separada e montei,
18 de março de 2010 às 18:17rs...
t+
=]
Mas será que nós q não entendemos nada de computação conseguiremos essa façanha???
18 de março de 2010 às 20:33A única coisa que falta para a gente montar nossos próprios notebooks/netbooks é padronização e disponibilidade das peças como tem para as peças para PC. Acho que só processador, memória e HD hoje em dia são padrão para todos os notebooks, agora placa-mãe, bateria, tela, teclado, carcaça... tudo incompatível de fabricante para fabricante e até de modelo para modelo do mesmo fabricante.
22 de março de 2010 às 21:26Postar um comentário
Caros leitores,
não serão admitidos comentários:
- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)
E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.