HIVida
O tema proposto para a publicação de hoje , certamente, ainda merece muito destaque. O preconceito ainda “exala” contra diversas pessoas que possuem HIV/AIDS. Atualmente, a sobrevida de uma pessoa infectada pelo vírus HIV subiu bastante devido às pesquisas científicas a às buscas para a síntese/elaboração de novas drogas (conhecidas como “antiretrovirais”) e esquemas de tratamento para os pacientes soropositivos, o que dificulta a multiplicação do vírus no organismo.
Entendendo um pouco sobre a doença
Mas, por que o HIV é tão agressivo? Isso se dá, basicamente, porque o vírus ataca algumas das principais células de defesa (responsáveis pelo combate a qualquer corpo estranho no organismo) do nosso corpo. Essas células são conhecidas tecnicamente como “Linfócitos CD4+”, e agem como se fossem os generais do sistema imune. Caso esta célula fique defeituosa, obviamente, ficaremos com a resposta de defesa baixa (o que conhecemos como imunocomprometimento), e podemos ter complicações por causa disso.
Será, então, caros leitores, que as pessoas que possuem HIV/AIDS não têm o direito à vida e à liberdade sem preconceito como qualquer pessoa? – claro que sim! É evidente que eles precisam de apoio em muitas coisas. Mas os indivíduos “não-soropositivos”, também precisam, não é? No portal AIDS.GOV* dentre várias informações interessantes, me deparei com esta, que diz: “Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, as pessoas que vivem com HIV, assim como todo e qualquer cidadão e cidadã, brasileiro e brasileira, têm obrigações e direitos garantidos. No seu artigo 196, por exemplo, está inscrito que "saúde é direito de todos e dever do Estado". No caso da AIDS, esse direito é sinônimo do direito à própria vida. Uma vida a que precisa ser vivida com dignidade e com pleno acesso a uma saúde pública de qualidade. Ainda precisamos lutar bastante para reduzir o estereótipo preconceituoso que se abate não só contra a AIDS, mas contra qualquer forma de conceito retroativo. Afinal,
Vamos abraçar esta idéia!
Mais informações sobre o HIV e também sobre os direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS, *http://www.aids.gov.br/
---DEIXE SUA OPINIÃO. COMENTE!---
Postar um comentário
Caros leitores,
não serão admitidos comentários:
- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)
E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.