quarta-feira, 3 de março de 2010

Computadores Zumbis: previna-se

computador_zumbi

Com o avanço e o incremento da Internet, cresceram, também, as  artimanhas dos hackers – bandidos virtuais. Várias são as formas desses criminosos agirem: utilizando alto conhecimento em informática, muitas vezes eles camuflam sua existência para, em grande parte dos casos, impunemente,  invadir sistemas e contas pessoais de outras pessoas e praticar as mais ardilosas fraudes…

Uma das formas de atuação  dos hackers que mais vem chamando a atenção nos últimos tempos é a utilização dos chamados “computadores zumbis” (não discutiremos aqui a adequação da nomenclatura…):

Computador zumbi é um termo empregado para classificar computadores utilizados para envio de spam e ataque a sites, sem que o dono do computador saiba de tal atividade. Para que isso aconteça, o invasor precisa instalar um programa no computador-alvo, normalmente através de e-mails, redes ponto-a-ponto (peer-to-peer), ou mesmo através de sites com links onde o invasor disfarça o programa para que o usuário não saiba de que se trata. Após a instalação do programa, o invasor passa a utilizar esse computador (juntamente com todos os outros computadores infectados) para enviar e-mails em série (spam) com diversas finalidades, ou mesmo para atacar sites, com intuito de criar danos ao site ou deixá-lo lento.

Fonte: Wikipédia

Os computadores zumbis são mais comuns do que a gente pensa! Muita gente aqui já deve ter passado pela insuportável situação de ter seu nome vinculado a atitudes virtuais  que não praticaram. Muitas vezes, as vítimas, sequer, sabem que os piratas da Web estão usando seu computador e seus dados para difundir pragas pela rede. Muitas vezes nos surpreendemos ao pegar e-mails com mensagens bastante genéricas (do tipo, “olha só este vídeo que fiz de você”…), supostamente nossos e que estão circulando entre os nossos contatos, mas que, obviamente, não foram redigidos por nós.

A situação costuma a irritar bastante a vítima. Porque ela simplesmente não sabe o que está acontecendo e, muito menos, como deve proceder para cessar aquele incomodo.

O usuário geralmente permanece desavisado de que sua máquina foi "seqüestrada" - afinal, ainda é possível usá-la, embora ela fique consideravelmente mais lenta. À medida que seu computador começa ou a enviar quantidades massivas de spam ou a atacar sites, ele se torna ponto principal de qualquer investigação envolvendo as atividades suspeitas do seu computador. O usuário pode descobrir que seu provedor de Internet cancelou sua conta, ou até que ele está sob investigação por atividades criminosas. Por outro lado, o hacker nem liga para a perda de um de seus zumbis, porque ele tem mais. Às vezes, ele tem muitos mais - uma investigação descobriu que um único computador de um hacker controlava uma rede de mais de 1,5 milhão de computadores (fonte: TechWeb).

Citação: How stuff Works

Mas, como se resguardar contra esse ataque? A resposta é muito simples, apesar de não ser fácil de se praticar: e preciso prevenção constante. O usuário não deve confiar somente nos seu antivírus e sair abrindo tudo o que lhe dá na telha. Além de ter o aplicativo de segurança sempre atualizado, o Internauta terá que ter instalados na máquina rastreadores de de spywares para monitorá-lo nas suas andanças pela rede. Além de proteger sua rede doméstica com um bom firewall.

É preciso, da mesma forma, cuidado redobrando com as senhas. Elas devem ser difíceis de se adivinhar e, nunca, devem  estar salvas no próprio computador (use sua memória, ela ainda funciona. =].). Não use a mesma senha para todas as aplicações da Web e, caso você já tenha sido infectado, infelizmente,terá que formatar a máquina e trocar todas as  senhas (rodar antivírus também pode funcionar para barrar a ação do hacker)…

Enfim, é preciso que nos armemos contra estas pragas virtuais. E, quanto maior a prevenção, melhor. Nunca devemos nos esquecer de que os hackers sempre, sempre mesmo, estarão prontos  a atacar e que seu computador pode  ser o próximo alvo. Atualmente redes enormes de computadores zumbis tem sido desativadas (leia, por exemplo, esta matéria, que informa a recente  desativação de uma  rede de 800 mil computadores infectados na Espanha), o que demonstra que a atividade, mais do que nunca,  está em alta…

Henrique Oliveira

Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

2 Comentários:

Eduardo Chagas disse...

Execelente conteúdo sobre o assunto.Não vejo o assunto sobre zumbis ser divulgado, e é uma ameaça bastante crítica e tira o sono de muitos profissionais de TI e ainda mais os que trabalham diretamente com segurança.

9 de março de 2010 às 11:09
Henrique Oliveira disse...

De fato Eduardo, é bem difícil de termos mais informações sobre essa ameaça. Por isso, toda contribuição será bem vinda, não é?

Obrigado pelo comentário!

9 de março de 2010 às 11:35

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.