Chávez x Twitter
Não é de hoje que o chavismo vem sofrendo diversas críticas. E não é para menos. Volta e meia o atual governo venezuelano cisma em cutucar os mais ferozes leões com uma vara extremamente curta. Dessa vez o presidente venezuelano está alardeando uma campanha contra o Twitter. E isso porque os opositores do governo venezuelano, cada vez mais, vêm utilizando a ferramenta e outras redes sociais da web para abrir uma nova frente de enfrentamento contra o presidente e seus aliados ditos “revolucionários”.
Os opositores estão usando o Twitter e a outros canais para criticar o presidente em muitas das suas ações polêmicas. O fechamento de uma TV privada nos últimos dias, por exemplo, fez com que surgissem no país as mais diversas manifestações “twitteiras”: mensagens como #freevenezuela se tornaram febre no país e, até, entraram na lista dos tópicos populares (os famosos Trending Topics) do site.
Mas, se formos olhar pela lógica chavista, a preocupação não é sem sentido:
O site de microblogs vem registrando crescimento explosivo na Venezuela, com mais de 200 mil contas ativas. Com crescimento de mais de 1.000% em 2009, a Venezuela agora registra um dos maiores índices per capita de uso do Twitter na América Latina.
Fonte: Folha Online
Como já é de costume, o presidente venezuelano começou a disparar sua “metralhadora de bravatas” contra a rede social: "A internet é uma trincheira de batalha porque está trazendo uma corrente de conspiração". […] A internet não pode ser livre", disse Chávez há pouco tempo em das suas inúmeras entrevistas e aparições em meios de comunicação.
Me parece, pois, que uma atitude como esta do presidente venezuelano é muito mais um atentado á liberdade popular e comunicação do que qualquer outra coisa. Um governo que se autodeclara “revolucionário” e/ou “libertador” nunca deveria cogitar controlar ou, mesmo, amordaçar uma rede comunicativa tão prolífica quanto é o Twitter.
Frases como “a internet não pode ser livre” parecem ser avisos bastante fortes de que a Venezuela e o chavismo se aproximam e, cada vez mais, começam a chafurdar num viés autoritário, ditatorial e extremamente corrompido. Detratores do chavismo, inclusive, afirmam no país, com todas as letras, que um plano governamental está sendo preparado para “canalizar” o tráfego de internet através de “diretrizes estatais”.
Como diria o velho chavão (desculpem o trocadilho): onde há fumaça, há fogo.
Chávez parece sim estar querendo silenciar a nova “oposição on-line” que surge no país e, a todo instante, por meio de seu governo, dá mostras de insatisfação com a sua “não-onipresença” em mais esse canal midiático. O Twitter está incomodando. E o está, justamente, porque abre uma nova forma de comunicação e organização no país: uma maneira livre e eficiente. E, convenhamos, para um governo que tem tantos viéses de autoritarismo, isso pode ser bastante ruim…
3 Comentários:
"…entre um governo sem imprensa e uma imprensa sem governo, fico com a segunda opção" - Thomas Jefferson
1 de abril de 2010 às 20:21"Nossa liberdade depende da liberdade de imprensa, e ela não pode ser limitada sem ser perdida" - Thomas Jefferson
Eu quero saber por que tem obsessão com tudo que faz o Chávez nos meios, como se o mundo sò fosse o Chàvez...alguém falou dos milhares de soldados que Obama enviou para o Haiti para “ajudar”?...Alguém comentou sobre os milhões de mortos em Iraq pela invasão dos Estados Unidos?, alguém fala da situação da África? Alguém postou alguma informação sobre os mais de dois mil cadáveres achados na Colômbia há pouco tempo e que foram mortos por paramilitares sob as ordenes do governo de Uribe?...a democracia!!! A promiscua liberdade de expressão, de imprensa...!!!
5 de abril de 2010 às 17:30Esse anônimo é um idiota ptralha que só repete o que seus "guias" mandam, é sempre o papo do imperialismo americano, Yankee go home, e essa palhaçada típica de muleque de faculdade pé-de-chinelo. Esses "2 mil cadavi" da Colômbia foram achados por "simpatizantes de Chavez", engraçado, né? Ah, muleque bobo, vai estudar numa faculdade de verdade antes de ficar dando uma de papagaio de pirata, massa de manobra, pateta! Vc deve ser daqueles que acham o Fidel um "herói". É muito tapado mesmo.
6 de abril de 2010 às 08:52Postar um comentário
Caros leitores,
não serão admitidos comentários:
- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)
E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.