Os lucros da pandemia
Essa semana o governo brasileiro iniciou uma das maiores campanhas de vacinação da sua história. No combate a influenza H1N1 o ministério da saúde espera imunizar um contingente de 91,7 milhões de pessoas que se enquadram nas seguintes categorias: grávidas, jovens de 20 a 39 anos, crianças de seis meses de idade a dois anos, doentes crônicos e idosos com doenças crônicas, além de indígenas e profissionais de saúde. Essse gasto refere-se apenas às vacinas, ou seja, sem contar o custo operacional ficará em torno de R$ 1,3 bilhão (para 113 milhões de doses).
Mas, após essa introdução (as informações vocês podem conferir no próprio site do ministério da saúde - http://portal.saude.gov.br/), quero mais uma vez colocar “lenha na fogueira” e abrir o debate. Um debate sobre como chegamos a este ponto de enfrentamento frente a uma doença que é menos letal do que a sua “irmã”, a gripe comum ( a mesma que temos quase todos os anos).
Não quero entrar no mérito aqui sobre o investimento do governo com essas vacinas, porque, na verdade, o julgo assim como eu, mais uma vítima da histeria coletiva que se fez em torno da gripe suína. Quero na verdade apresentar os fatos sobre o que realmente importa nesse sistema em que vivemos: dinheiro e poder. Voltemos no tempo amigo leitor. Assistam ao documentário abaixo, intitulado operação pandemia, talvez já conhecido por alguns aqui:
Devemos lembrar que os estoques do Tamiflu estão praticamente esgotados no mundo inteiro. E pode-se imaginar o quanto os donos da marca estão lucrando. Mas o que podemos fazer? Temos medo de contrair essa nova doença, temos medo de morrer por conta dela. Seremos sempre receitados pelos médicos para tomar o Tamiflu. Apesar de existirem similares o único nome que aparece nos jornais é este até hoje (por quê?).
O meu post hoje pode até ter um “quê” de teoria da conspiração e sei que muitos leitores podem achá-lo superficial. Mas, devemos usar a nossa mente inquieta para sempre duvidar do lobos em pele de cordeiro que achamos todo dia. Ainda em tempo, quero que, agora, imaginem para qual conta bancária irá os R$ 1,3 bilhões de reais que o país irá gastar para nos imunizar dessa “assombrosa” doença, que até agora no Brasil matou menos que muitas outras.
Incomodem-se meus caros, incomodem-se…
2 Comentários:
Legal o vídeo, gostei! Bem, a indústria farmacêutica é a que mais lucra no mundo, certo? Certamente existem muitas manobras por trás disto..., é complicado ver somente o interesse pecuniário desses caras..., será que estas empresas só estão do nosso lado quando ficamos doentes? Quer dizer, que lado é esse? O lado dos caras são os "obscuros do poder", da gana, da loucura, da miséria de ter mais e mais!
12 de março de 2010 às 11:54Abraço
E o pior é que, muitas vezes, a imprensa se presta mais ao trabalho de desinformar do que de informar. Muito dessa "histeria coletiva" teria sido evitada se tivéssemos acesso a informações mais esclarecedoras sobre o assunto... Porém, cabe lembrar, existem muito mais interesses nisso do que podemos imaginar. Pode até parecer conspiração mas, onde há fogo...
12 de março de 2010 às 14:10Postar um comentário
Caros leitores,
não serão admitidos comentários:
- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)
E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.