Diagnóstico precoce da hanseníase

“A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae, não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico (defesa do organismo contra agentes invasores) da pessoa que foi infectada. Apresenta múltiplas manifestações clinicas e se exterioriza, principalmente, por lesões dos nervos periféricos e lesões cutâneas. Em um país endêmico como o Brasil (atinge 40 mil brasileiros por ano), qualquer pessoa com alteração de sensibilidade na pele deve-se pensar em hanseníase. A detecção precoce da infecção pelo microorganismo em pacientes que ainda não desenvolveram sintomas reduz a possibilidade de transmissão durante o período de incubação da doença, que pode chegar a cinco anos.
Recentemente, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ) desenvolveram uma técnica molecular, baseada na análise de DNA (ácido desoxirribonucléico), que é capaz de diagnosticar a presença da Mycobacterium leprae em uma pessoa e de estimar suas chances de desenvolver a doença. O procedimento poderá ser importante no diagnóstico precoce da hanseníase, além de ajudar a definir melhores esquemas de tratamento, de acordo com o perfil genético de cada paciente.”
A ciência sempre atrás de novas metodologias, sempre atrás do “X” da questão, seja para a detecção precoce de uma doença através de novos kits para diagnósticos de doenças, seja para a elaboração de vacinas que proporciona a cura ou a prevenção de uma determinada enfermidade. É muito importante a detecção prévia de uma determinada doença, isso certamente proporciona uma cura rápida e satisfatória para o determinado paciente, evitando assim uma problemática futura.
Fontes: Dra. Maria Eugenia Noviski Gallo (Laboratório de Hanseníase – IOC/FIOCRUZ),
http://www.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5250&sid=116 – Acessado em 24/02/2010.
---DEIXE SUA OPINIÃO. COMENTE!---
Postar um comentário
Caros leitores,
não serão admitidos comentários:
- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)
E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.