“Boicote” político
Muita gente deve ter visto nos últimos noticiários que o governo chinês, depois de acirradas discussões, conseguiu desativar parte importante dos serviços do site Google no país. Na segunda-feira, a gigante da internet, oficialmente, desativou seu principal site em chinês e começou a redirecionar as buscas para outro site em Hong Kong.
A empresa já vinha travando uma guerra com o partido comunista chinês. E o embate, que já durava cerca de dois meses, culminou com a posição do Google em não aceitar a auto-censura exigida pelo governo do país. Uma vez que o site teria que determinar sérias restrições aos usuários domésticos do site e da Internet.
A medida enfureceu parte da opinião pública chinesa que, indignada, realizou uma série de protestos contra a “morte” do maior site de buscas no país: flores foram colocadas em frente à sede da empresa em Pequim (veja a foto acima) e muitos críticos se posicionaram contra a decisão… No entanto, além dos protestos, a coisa parece ter adentrado em um terreno um pouco mais “espinhoso”.
Nesta quarta-feira, um jornal do Partido Comunista Chinês veio a público para acusar o Google de ajudar na ação de espiões dos Estados Unidos. O jornal intitulado “o diário do povo” veementemente afirmou que a censura chinesa sobre a empresa nada mais é do que uma “representação” dos esforços de Pequim para desenvolver o “crescimento tecnológico interno” no país. E que, para o jornal (que, inclusive, é a maior publicação do partido comunista), a disputa sobre esta questão do Google nada mais é do que uma tentativa inaceitável de desafiar a autoridade do governo:
“Para o povo chinês, o Google não é deus, e mesmo que faça todo um espetáculo sobre políticas e valores, ainda não é deus. […] Na verdade, o Google não é virgem quando se trata de valores. Sua cooperação e conivência com a inteligência dos Estados Unidos e agências de segurança é bem conhecida", disse o jornal.
Fonte: Uol tecnologia
Em outras palavras, a saída do Google da China foi, eminentemente, uma decisão de cunho político. A antiga veia comunista e autoritária do governo chinês absurdamente falou mais alto nesta questão.
Cabe lembrar que censura e Internet nunca combinaram, e que tudo isso é mais um exemplo de que o autoritarismo só traz prejuízos a um povo. Afinal, o acesso irrestrito á informação é um direito humano que deve ser respeitado em sua primazia…
1 Comentário:
Hoje no mundo os melhores profissionais de informatica estão na china e na russia, o google esconheu a china pelo custo da mão de obra, valeu a pena?!?! hoje acredito que não, pois o governo chines ameaçou varias vezes violar os emais do google veja o texto: "O Google está cogitando a abandonar suas operações no país oriental por conta de possíveis ataques cibernéticos “sofisticados e coordenados” feitos contra contas do Gmail de ativistas dos direitos humanos no país.", isso pode afetar a credibilidade do Gmail no mundo todo, pois a maioria dos servidores do google estão na china.
25 de março de 2010 às 00:47fonte: http://tecnoblog.net/post/google-ameaca-sair-da-china.htm
Postar um comentário
Caros leitores,
não serão admitidos comentários:
- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)
E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.