terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ilha da madeira: antes e depois

“Fim dos tempos”, “descontrole”, “ira da natureza”… Muito são os rótulos que costumamos atribuir aos eventos climáticos que vêm assolando o mundo nos últimos anos. A maioria dos desastres que tanto nos assustam é, exatamente, consequência de séculos e séculos do nosso tratamento desatento para com o nosso planeta. O consumo irresponsável de várias gerações somadas às próprias tendências e forças naturais, causam espetáculos que são tristes de ser ver mas que, no final das contas, serve de aviso a todos nós. 

A tragédia que estamos acompanhando na bela Ilha da Madeira, em Portugal, nos mostra o quanto somos frágeis diante das consequências ambientais que estão brotando diariamente das nossas próprias ações irresponsáveis… O luto pelas vítimas de Portugal, no meu entendimento, não deve ser um mero luto. Deve sim ser um estímulo para que mudemos nossa visão acerca do futuro mundial e ajamos de maneira mais compatível com a nossa realidade atual. Não podemos deixar que nossas gerações futuras sofram as consequências dos atos que teimamos em não modificar.

Mais do que meramente repetir as causa e explicações para a tragédia, esse artigo serve para reforçar os alertas que, acertadamente, se avolumam mais e mais em todo o mundo: precisamos mudar nossa conduta, temos obrigação de salvar o planeta!

As fotos abaixo demonstram as muitas mudanças trazidas pela catástrofe na Ilha da madeira. Vejam:

Imagens-postsContraste: As ruas completamente destruídas de Funchal em nada lembram sua antiga rotina. Fotos: www.madeiraislands.travel e G1.

 Imagens-posts1  Tristeza: Onde antes se viam belas ruas e construções, se veem agora amontoados de carros e escombros. Fotos: www.madeiraislands.travel e www.onortao.com.br.

Imagens-posts2 Impotência: Nós, pobres humanos, nada (ou quase nada) podemos contra o que nos é maior. Fotos: www.madeiraislands.travel e G1.

 

Imagens-posts4 Exemplo? Será que aprenderemos alguma coisa? Fotos: www.madeiraislands.travel e O globo.

Henrique Oliveira

Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

3 Comentários:

Guilherme Freitas disse...

As imagens são chocantes e isso só mostra como nosso planeta esta vunerável a tragédias ambientais. Se nada foi feito pelo bem da Terra, mas desastres vão ocorrer. Abraços.

25 de fevereiro de 2010 às 20:38
Henrique Oliveira disse...

São avisos, caro Guilherme, de que o planeta está saturado de tantas agressões... E a gente não deve se enganar: somos nós, com nossas condutas impensadas, que patrocinamos muito disso que está acontecendo aí...

26 de fevereiro de 2010 às 09:50
Anônimo disse...

Oi pessoal isto aconteceu por causa da poluição proponho uns sites para avisar as pessoas do mal que estão a fazer ao nosso planeta.

Abraçao: Mindfreak

1 de março de 2010 às 06:58

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.