Migux, a rede das crianças
Cada vez mais cedo aprendemos a nos acostumar com a vida tecnológica e, claro, com a internet. Hoje em dia as craanças não querem mais saber de ficar de fora da “vida conectada’. Em quase todas as classes sociais, se observarmos um pouco, existe (e muito) a vontade dos pequenos de imergir na convivência da chamada realidade virtual – que, de tão presente, já se faz concreta e, porque não dizer, “palpável”.
Não são poucos os perfis de crianças no Orkut. 12, 11, 10, 9 anos... Não existe mais limite para se iniciar nas ditas redes sociais. Basta ter um computador conectado em casa, e pronto! A molecada, quando menos se espera, já está conhecendo e entrando em contato com gente do mundo inteiro.
Isso parece ótimo. Afinal, nossos filhos estão evoluindo mais rápido que nós…
O problema é que as crianças, ainda imaturas, não dispõem das “defesas” necessárias ao convívio nas redes sociais da internet. Tanto é, que estamos cansados de assitir na mídia a casos de pedofilia que se iniciam por um contato no orkut, por exemplo. Em outras palavras, as crianças estão tendo um contato rápido e livre demais com a Rede. E é isso que vem gerando problemas.
Pensando nisso, a empresária Anna Valenzuela (confira aqui uma entrevista com ela) criou a rede social infantil “Migux”. Segundo consta na própria página da rede, o Migux:
“é uma plataforma virtual de socialização infantil que tem como objetivo permitir que as crianças utilizem todas as funcionalidades e ferramentas interativas que elas já adoram, mas que hoje raramente são encontradas em ambientes lúdicos e educativos. […] O Migux é um ambiente imersivo onde, por meio de avatares e em situações multi-usuários, as crianças podem criar sua página pessoal (em forma de casinha personalizável), se comunicar com seus amigos individual ou coletivamente, deixar recados nos murais da sua rede pessoal, escrever mensagens pessoais, colecionar objetos, jogar e fazer várias atividades educativas e, principalmente, muito divertidas”.
O migux é uma rede segura. Pois, além de não permitir o acesso de pessoas maiores de 12 anos, registra todas as conversas veiculadas. Ou seja, as crianças não correm o risco (ou, pelo menos, tem esse risco muito diminuído) de se relacionar com pessoas mal intencionadas…
Acima de tudo isso, a Rede é também um sucesso. Já conta com mais 2 milhões de crianças cadastradas e promete vida longa… Por isso, vale a pena conhecer.
1 Comentário:
já há notícia de pedofilia dentro do site migux. basta procurar pelo google.
11 de junho de 2010 às 12:44Postar um comentário
Caros leitores,
não serão admitidos comentários:
- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)
E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.