quinta-feira, 16 de julho de 2009

Lula e as Pizzas

Todos sabemos que as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), amontoadas aos borbotões nos corredores e escritórios do Congresso nacional, compõem uma grande e privilegiada "fábrica de pizza". Já estamos até "acostumados" (apesar da indignação) a ver um monte da casos absurdos sendo esquecidos ou varridos para debaixo do tapete como se nada tivesse acontecido. É sempre do mesmo jeito: nos primeiros dias da CPI a mídia faz um tremendo escarcéu, entrevista tudo e todos, pesquisa junto ao povo, mostra sua "indignação" e instiga a população a se revoltar, mesmo que tacitamente. Depois, aos poucos e sorrateiramente, o assunto vai sendo esquecido.

Inúmeras CPIs já iniciaram com grande alarde e, posteriormente, terminaram no forno da "pizzaria nacional". Quem aqui não se lembra, por exemplo, da recente CPI dos cartões corporativos, que, como inúmeras outras, acabou de mansinho, não responsabilizando nenhum dos políticos envolvidos. Políticos estes que farrearam com o dinheiro público, comprando bens pessoais, pagando despesas que em nada se ligavam com o cargo ou com a função pública... E a CPI da Petrobras, que antes de começar já parecer fadada ao fracasso...

Já virou uma triste tradição em nosso país: CPI, na maioria do casos, é apenas um jogo de cena entre oposição e governo. Deputados e Senadores parecem não querer fazer andar as investigações. Fazem pouco caso com a opinião e pública e, simplesmente, arquivam pilhas e mais pilhas de absurdos. Na terra de onde eu venho isso só tem um nome: rabo preso! Com certeza a rede de corrupção no nosso Congresso não é, como muitos pensam, setorizada mas, sim, na grande maioria dos casos, é generalizada. Só isso explicaria porque as investigações no Senado e na Câmara teimam em misteriosamente "emperrar".

Obviamente que toda regra, para ser regra, tem comportar exceções. Senadores e Deputados honestos e de reputação ilibada existem, mas, infelizmente, são minoria. Tanto é assim, que ontem mesmo o presidente Lula, chamou os Senadores de "pizzaiolos". Conforme publicado pelo portal EPTV.com, "Lula usou a frase nesta quarta-feira (15) ao ser questionado sobre as declarações da oposição no Senado de que a CPI [da Petrobras] poderia acabar em "pizza temperada com pré-sal”, por ter apenas governistas no comando. Lula então respondeu: “Depende. Todos eles são bons pizzaiolos”.

A declaração do presidente mexeu com ego de muitos: o Senador Crsitovam Buarque, por exemplo, entrou, depois de colher a assinatura de mais 10 senadores, com uma representação na Mesa Diretora do Senado para pedir um "voto de censura" (veja a imagem) ao Presidente por causa da declaração polêmica. Além disso, "a Contratuh, confederação sindical que reúne os trabalhadores em turismo e hospitalidade, divulgou nesta quinta-feira (16) uma nota de protesto contra a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre "pizzaiolos". A entidade considera que a profissão foi citada de forma 'pejorativa'. [...] Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Gastronomia e Hotelataria de São Paulo (Sinthoresp), 30 dirigente sindicais da entidade estão saindo para fazer visitas e entregar o manifesto da Contratuh em pizzarias de São Paulo" . Além disso, o mesmo manifesto está sendo enviado por e-mail a deputados e senadores, segundo a assessora" (fonte: G1).

Concordo com a indignação dos profissionais de pizzaria: o presidente, como governante de um país, não deveria se expressar de uma maneira tão desdenhosa referindo-se a uma classe de trabalhadores. Isso é fato. Porém, o rótulo de pizzaiolos cai como uma luva aos nossos senadores, que volta e meia, fazem de tudo para que o Brasil engula mais uma Pizza. Talvez porque a máscara tenha servido tão bem, a declaração tenha repercutido tanto...

Imagens: http://www.cristovam.org.br/ e http://opiodopovo.files.wordpress.com/2009/02/pizza.jpg
Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

3 Comentários:

Deth disse...

Acho um grande exagero da parte dos pizzaiolos se “magoarem” a ponto de protestar contra a declaração de Lula. Concordo plenamente que a expressão não foi nada apropriada, sendo ele o presidente da república, mas não vejo necessidade alguma de um protesto, porque todo mundo sabe que não foi intenção do presidente ofender a essa classe de trabalhadores.
Acho que as pessoas deveriam guardar sua sensibilidade para causas mais nobres, mais dignas de atenção.

19 de julho de 2009 às 19:07
Henrique Oliveira disse...

Tem horas que eu acho que os acessores de Lula deveriam dar uma segurada na lingua do presidente. Ele não pode sair por aí usando as metáforas e alusões que lhe derem na telha, afinal é o presidente...
Mas, nesse caso, realmente, os senadores são ÒTIMOS pizzaiolos... rs.

21 de julho de 2009 às 21:27
cris disse...

Pizzas indigestas, que nos enfiam goela abaixo.
O Lula é um falastrão, fala o que lhe dá na telha mesmo e duvido que alguém possa segurá-lo. Mas nesse caso, está com a razão.

23 de julho de 2009 às 20:41

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.