quarta-feira, 15 de julho de 2009

E-commerce e twitter. Os geeks* dominarão o mundo?

Umas das grandes potencialidades que se revelaram com o advento da Internet foram as chamadas “redes sociais virtuais”. Espaço como o Orkut, Dihitt e Twitter, a cada dia, vêm ganhando mais adeptos e se tornando mais fortes no nosso mundo virtual. Para se ter uma ideia apenas no Brasil, hoje, cerca de 7 milhões de pessoas têm perfis no Twitter (fonte: Folha Online), e o número não pára de crescer. Esse ano o twitter já ultrapassou o Orkut em número de usuários cadastrados no país.

Pensando nisso, várias atividades tradicionais da nossa vida social vêm se adaptando à nova realidade de mercado. Incontáveis empresas investem freneticamente para a concretização dos seus espaços nas Redes sociais da Web. Muitos empresários já perceberam que estas redes são fontes privilegiadas para a consecução de novos negócios e clientes.

A mais recente novidade nesse campo, é que empresas conceituadas, dos mais diversos ramos, já começam a contratar funcionários apenas para “twittar”. Segundo o site do programa “Pequenas empresas, grandes negócios”, “As empresas já perceberam que estar nas redes sociais pode aumentar as vendas e difundir a marca para um grande público. E para aumentar a presença desses negócios na internet, as empresas estão contratando jovens estudantes que atualizam as páginas das companhias no Twitter – um serviço de microblog que permite escrever frases de até 140 caracteres. A escolha pelos jovens é simples: eles estão super familiarizados com a internet e o Twitter. [...] A Pizza Hut, por exemplo, contratou estudantes que ficam o dia inteiro escrevendo sobre a empresa no Twitter, falando principalmente das promoções. Os estagiários também respondem a dúvidas dos internautas em tempo real. ‘Tento publicar 10 notícias por dia’, afirma a estudante Alexa Robinson, de 22 anos, estagiária da Pizza Hut no Reino Unido”.

Em outras palavras, com o aumento exponencial do uso da Internet como ferramenta de interação e trabalho, as empresas passaram a buscar pessoas que, além de bem formadas, estejam familiarizadas e saibam manipular as novidades da “grande Rede”. Muitos já são os modelos de negócio na Internet. Utilizando a rede como canal primário ou secundário de viabilização do empreendimento, inúmeras empresas já apostam na Internet como sua principal ferramenta promocional. Um exemplo claro disso é a expansão do chamado “e-commerce”: produtos reais passam a ser vendidos na virtualidade para as mais diferentes pessoas físicas espalhadas pelo mundo.

Inúmeros são os exemplos de “e-commerce”: negócios com instalações físicas ou totalmente virtuais e sem sede, se espalham velozmente pelo planeta. Livrarias, portais de vendas online (como o submarino), comércio de produtos digitais, etc., exigem, cada vez mais, que os trabalhadores se adaptem à nova realidade. Afinal, nossa forma de entender, de comprar e de fazer comércio está, mais uma vez, mudando...




*Geek é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria" que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia ...pt.wikipedia.org/wiki/Geek
Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

---DEIXE SUA OPINIÃO. COMENTE!---

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.