terça-feira, 30 de junho de 2009

Quem copiou quem?

Não é só na blogosfera que vemos o plágio se espalhando sem limites e na maior "cara de pau". No mundo da música muitas foram as acusações de plágio envolvendo grandes e famosos artistas. Nos últimos tempos, o acaso que mais vem chamando atenção é o da banda Coldplay, um dos grupos que mais fatura no mundo. Depois de ter lançado seu novo álbum, a banda vem colecionando diferentes acusações de plágio por causa da canção “Viva la vida” que intitula seu trabalho.

Já são quatro acusações envolvendo a música: a primeira foi feita pelo grupo Creaky Boards, uma banda norte-americana. O grupo estadunidense afirma que uma de suas músicas, a The Songs I Didn't Write, é muito “parecida” o single dos ingleses. O Creaky boards, inclusive, postou um vídeo no YouTube fazendo a comparação das músicas. Segundo o Creaky Boards, o Chris Martin, líder do Coldplay teria assistido algumas de suas apresentações e “roubado” a canção.

Só que a confusão não para por aí: tempos depois o guitarrista Joe Satriani veio a acusar o Coldplay por plágio na mesma música. Segundo o músico a “Viva la vida” teria sido copiada da sua canção If I Could Fly. O pior é que as música são muito parecidas mesmo, vejam:



Mais tarde, a cantora francesa Alizée alegou que os ingleses teriam tirado boa parte de sua “inspiração” da sua música J'en Ai Marre – Inclusive essa era a música mais antiga que, até então, estava envolvida no caso de plágio envolvendo o Coldplay. Muitos, inclusive, afirmaram na época que o plágio original teria partido dessa canção francesa. Todas as outras teriam sido copiadas desta primeira, vejam:



Mas, o último (e, talvez, o mais forte) golpe em “Viva La vida”, porém, veio do cantor Cat Stevens, que acusa o Coldplay de ter copiado a música de sua Foreigner Suite. "Há muita gente dizendo que o Coldplay roubou essa melodia do Joe Satriani. Mas se você ouvir bem, ela é minha. É de Foreigner Suite, de 1973", afirmou Stevens (atualmente conhecido, após sua conversão ao islamismo, como Yusuf Aslam) em entrevista ao jornal The Sun (fonte: http://musica.terra.com.br/ ).



O fato é que, se houve plágio, não sabemos ao certo quem copiou de quem a melodia de Viva La vida. O que sabemos é que nesse mundo da música quatro coincidências em quatro regravações diferentes não acontecem assim, do nada (não acreditamos em guinomos)! O mais provável é que estejamos diante de um surpreendente caso de plágio coletivo e progressivo: “X” copiou de “y” que copiou "W" que copiou de “Z”. Afinal no mundo da música o plágio não é tão raro assim...

Conheça, por exemplo, estes outros casos famosos:

- Jorge Ben Jor x Rod Stewart:

Rod teria usado oito compassos de Taj Mahal na famosa música Do Ya Think Im Sexy.

-Bon Jovi:

Acusado por Samuel Bartley Steele, Bom Jovi teria a letra de Man I Really Love This Team para compor a canção I Love This Town. Steele, da banda The Chelasea City Council, está pedindo 400 bilhões de dólares de indenização.

- The Hives:

O compositor norte-americano Jason Shapiro acusou a banda The Hives (Suécia) por ter plagiado, na música Tick Tick Boom de seu álbum mais recente, o The Black and White Album (2007).

-Avril Lavigne:

Avril Lavigne, outra artista de fama mundial e que nada em rios de dinheiro,foi acusada de plágio por três vezes em seu último álbum (2007). As cantoras Peaches, Chantal Kreviazuk e o grupo The Rubinoos afirmaram que a artista canadense havia copiado suas músicas. Avril, como já é praxe, negou tudo.
(fonte: http://musica.terra.com.br/ )
Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

2 Comentários:

cris disse...

Esse assunto é muito difícil, sempre acredito que na verdade o plágio, seria mais uma homenagem que uma cópia descarada, rsrsrs

1 de julho de 2009 às 13:55
Henrique Oliveira disse...

É verdade. Muita gente entende assim, Cris. Mas, na mioria dos casos o pessoal vítima de plágio fica bem "chateado" (pra não dizer enfurecido, rs).
O pior é que a internet possibilita muito essa prática. Eu, sinceramente, espero nunca ter que brigar porque alguém copiou alguma coisa minha. Apesar de sabe que, mais cedo ou mais tarde, a coisa vai acontecer. Rs...

Abraço!

1 de julho de 2009 às 14:37

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.