quinta-feira, 11 de junho de 2009

Para não esquecer: as picaretagens de Macedo

Todos têm o direito de crer naquilo que traga conforto, felicidade. Católicos, evangélicos, espíritas, seguidores do candomblé, todos são, em sua maioria, pessoas de boa fé e bem intencionadas. Quem segue uma religião, muitas vezes busca alento para os sofrimentos e angústias que a vida social impõe. Que o “deus da sociedade” impõe. Afinal, como diria o velho Marx, “O sofrimento religioso é, a um único e mesmo tempo, a expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração e a alma de condições desalmadas.”

As Igrejas (sejam elas de qual religião for) estão cheias de pessoas desse povo. De gente simples que realmente acredita na palavra daquele líder que ela elegeu com seu “guia espiritual”. Acreditam tanto que até deixam de lado um pouco da sua vida (e das suas suadas economias) para seguir as “fórmulas de salvação” que, para eles, são o caminho mais próximo de uma “paz” tão almejada.

Em busca de conforto, pessoas humildes passam a acreditar em figuras que se autodenominam “mensageiros de Cristo”. Ouvem suas pregações exaltadas, aceitam inúmeros preconceitos embutidos e (o mais importante) contribuem. E contribuindo eles montam, sem saber, muitos impérios de charlatanice e picaretagens.

No vídeo abaixo, você verá uma reportagem da TV Globo, na qual o “bispo” Edir Macedo dá uma palestra de como extorquir (essa é o termo) dinheiro dos fiéis. Nas palavras de Macedo o meu leitor com certeza perceberá que o que importa para Edir é ganhar. Não importa de quem, não importa como. Vejam:




Como o ópio, antevisto pela metáfora marxista, muitas “religiões”, deturpadas por interesses espúrios, anestesiam com palavras fortes e convincentes o nosso povo sofrido. Ao buscar alento numa igreja que promete “a salvação”, muitos da nossa gente “enchem as burras” de sujeitos que só querem as benesses de uma vida fácil.

Afinal, “ainda segundo Marx, a religião não é apenas uma superstição ou uma ilusão. Ela tem uma função social: DISTRAIR os oprimidos da realidade de sua opressão. Enquanto os explorados e espezinhados acreditarem que seus sofrimentos lhes granjearão liberdade e felicidade no futuro, estarão considerando a opressão como parte de uma ordem natural -- um fardo necessário e não uma coisa imposta pelos outros homens” (citação: http://www.geocities.com/Athens/4539/opiodopovo.htm).

Acreditando, pois, nesse “destino selado” muitos cerram os olhos para não enxergar o óbvio que brota das verdadeiras intenções desses “pastores”. Não aceitam que, em muitos casos, aqueles que se dizem portadores da “palavra sagrada” possam ser bandidos e enganadores da pior espécie.

Não estamos, aqui, criticando nenhuma forma de crença. Longe disso: ao lembrar desses fatos absurdos que mancham a trajetória de Edir Macedo, estamos gritando contra essa enganação escancarada. Contra essa agressão a um povo de boa fé. È preciso que se tomem providências para que golpes como esse não se proliferem ainda mais. É uma questão de justiça e de defesa da dignidade de milhões de pessoas.

Afinal, o império desses sujeitos não pode ser bom para nenhum deus...

Foto: Heresia
Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

2 Comentários:

cris disse...

Não sei, mas me parece que as pessoas que ingressam nessas religiões estão não só procurando um alento para o sofrimento e paz de espírito, estão também comprando um acordo com Deus. Eles acreditam que dando uma parte, ganharão, então isso quer dizer que estão comprando uma vida melhor. Nada contra tentar melhorar de vida, mas essa forma é mais fácil, não requer estudo, nem esforço e só cai nesse golpe quem quer.

12 de junho de 2009 às 11:43
Henrique Oliveira disse...

Cris,

o que acontece é que existe uma verdadeira manipulação da ignorância e da probreza(seja ela de material ou intelectual) do nosso povo sofrido: pessoas como estes "pastores", extorquem dinheiro de um povo abandonado, resignado e DESESPERADO. Quem cai na lábia de certos escroques muitas nem sequer sonha que aquilo seja uma mentiram. Na verdade eles acreditam, mesmo, que estejam "adquirindo" uma salvação ou um alento.
Para mim, o pior dessa história é constatar que tem gente nandando em dinheiro ás custas da boa fé de muitos... Isso sim é que é o grande golpe e o que devemos denunciar...

Abraço.

15 de junho de 2009 às 14:28

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.