quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Os incrementos do Gigante

compras-internet

A internet é, sem dúvida, um fenômeno social e comunicativo sem precedentes na história da humanidade. Com a Rede, estamos conectados a uma infinidade de possibilidades e, através da mesma, podemos desenvolver as mais variadas ações da nossa vida cotidiana e profissional. A web – e isso já nem é mais novidade – se tornou um verdadeiro universo onde potencializamos muito das nossas tarefas e compromissos sociais.

Não é de hoje, por exemplo, que compramos através da Internet. Todo mundo que tem uma conexão e alguma familiaridade com a Web já fez ou, pelo menos, pensou em fazer alguma compra on line. E possibilidades para isso não faltam. Hoje todas as grandes empresas do ramo têm lojas digitais para ampliar o fornecimento dos seus produtos. Com poucos cliques podemos comprar desde um simples livro de sebo até um sofisticado Ipod! E isso é uma revolução.

Um dos ícones desse atual “ápice” das vendas pela Web é, sem dúvida, a loja “Mercado Livre”: uma loja virtual que lucra milhões todos os anos só com vendas on line. Um verdadeiro império do comércio pela Rede… Mas, se fossemos mapear as vendas do Mercado Livre, o que será que encontraríamos? O blog “Geração Net” da Renata Leal fez essa sondagem e vejam o que ela desobriu:

O MercadoLivre apresentou alguns números do ano passado, incluindo a lista dos 10 tipos de produtos que mais venderam em 2009. Os smartphones, de novo, ficaram no topo, mas é interessante observar que as roupas masculinas saltaram de 10° lugar em 2008 para o 7° em 2009 e perfumes e fragrâncias agora estão na lista.[…] Essa mudança (pelo menos na minha forma de observar) significa que estamos diversificando os produtos que compramos pela internet, especialmente com coisas em que a chance de errar é menor.

E, provavelmente, é isso mesmo Renata! Pois, a medida que vamos nos adaptando a determinados tipos de compras e, ao mesmo tempo, vamos ganhando confiança para consumir pela Web, essas lojas e conglomerados vão lucrando mais e mais. Na verdade – e aqui eu estou até me arriscando – parece que estamos presenciando mais uma “mutação” desse nosso melindroso sistema capitalista. Afinal, a combinação entre as “necessidades” de comprar com o conforto de adquirir e receber tudo sem sair de casa, nada mais poderia fazer do que fortalecer o gigante…

Henrique Oliveira

Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

---DEIXE SUA OPINIÃO. COMENTE!---

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.