domingo, 31 de janeiro de 2010

O ácido Cordel do BBB

Antonio cordelista É notável a capacidade que o povo tem de criar. Diferente do que muitos ingenuamente pensam, as classes “não poderosas” e “não ricas” do nosso país têm uma sagacidade e uma inventividade aflorada. Volta e meia nos deparamos com expressões populares de intenso senso crítico e de contestação.

Nos últimos dias, por exemplo, um professor e cordelista baiano chamado Antônio Barreto, de 54 anos, ficou conhecido por muita gente por fazer uma verdadeira crítica social em forma de cordel. No texto, o autor satiriza e tece uma inteligente crítica ao programa Big Brother Brasil e ao seu apresentador, Pedro Bial.
O cordel se chama “Big brother Brasil, um programa imbecil”, e vem causando muita polêmica. Uma vez que oprofessor, se meias palavras, “solta o verbo” e o talento contra o Reality Show da “toda poderosa” Rede Globo. Vejam, por exemplo, esse trecho:
Esse programa da Globo.  Vem nos mostrar sem engano. Que tudo que ali ocorre.  Parece um zoológico humano. Onde impera a esperteza, a malandragem, a baixeza: Um cenário sub-humano.

Mais do que uma mera crítica, o texto do professor Antônio é uma expressão de coragem. Muitos pensam da mesma forma que ele: muitos se indignam todos os dias com as expressões mediocres da mídia e da nossa dita "cultura de massas". Porém, poucos têm a força de gritar suas insatisfações. Preferimos, na maioria das vezes, apenas reclamar pra nós mesmos. Como se aquilo fosse um tipo de atenuação para a nossa falta de atividade real. O sicólogo Betinho sempre dizia que o que faltava em grande pearte da humanidade não era capacidade de análise, mas sim o ânimo para fazer alguma coisa a respeito das situações desconfortáveis. Talvez falte um pouco mais “Antônios” por aí; um pouco mais de gente comprometida com o futuro e com os rumos que estamos tomando. 

Em entrevista ao A TARDE On Line, Antônio Barreto disse que, apesar de "fútil", o programa é um sucesso porque a Rede Globo é uma emissora poderosa. "A emissora é influente, consegue controlar o público, que não preza pelo hábito da leitura, pelo bom gosto. São pessoas dominadas pela estética da beleza, pelo filme de violência. Então é facil para a Globo criar um programa desse e ter sucesso". […]O cordelista questiona ainda as cenas editadas pela emissora e que são exibidas na televisão, o que considera um mau exemplo para as crianças. "Um programa que não passa nada de instrutivo, sobretudo para crianças e adolescentes. Não há um refinamento maior para quem está começando a ver a vida agora". Fonte: A tarde on line
O exemplo da consciência crítica de Antônio e sua ação contra uma insatisfação social , deveria recoar em todos os outros setores da nossa vida social. O não conformismo com o que está e a não aceitação são peças fundamentais para que mudemos todo esse horizonte de degenerações que, por hora, enxergamos! Porque só reclamar do alto das nossas poltronas não funcionará…

Imagem: A tarde Online
Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

2 Comentários:

Guilherme Freitas disse...

Henrique, o BBB é um verdadeiro lixo. Não acrescenta nada a sociedade e apenas aliena cabeças fracas. Eu acho que essa fórmula de reality show daqui uns anos perde o fôlego. Já se passaram 10 edições e é sempre a mesma coisa. Uma hora o pessoal cansa. Abraços.

2 de fevereiro de 2010 às 22:13
Henrique Oliveira disse...

É guilherme. Espero que o povo crie mesmo esse senso crítico!

3 de fevereiro de 2010 às 11:15

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.