segunda-feira, 13 de julho de 2009

Um paliativo


Foi divulgado hoje que José Sarney, “presidente-dinossauro” do Senado Federal, anulou, depois de muita pressão, todos os absurdos 633 atos secretos que serviram às maracutaias de diversos senadores, inclusive ele.

Depois de mais ou menos um mês que a denúncia dos atos secretos foi publicada pelo Jornal O Estado de São Paulo, causando indignação e revolta em muitos brasileiros, o velho cacique resolveu agir: conforme publicado pelo próprio Estadão, “a decisão consta de ato divulgado pela presidência do Senado [...].No ato, Sarney determina ainda que a diretoria geral adote providências no prazo máximo de 30 dias para cumprir a anulação desses atos e ‘o integral ressarcimento’ aos cofres públicos do que foi pago indevidamente, em razão da edição desses boletins sigilosos. A decisão de Sarney obedece recomendação do Ministério Público Federal para que esses atos sejam anulados”.

Em outras palvras, vemos que o Senado recuou perante a pressão midiática e popular. Depois de semanas de cobranças por parte de todos os meios de comunicação e em meio a uma crise dentro da Instituição, os senadores, que antes reclamaram com virulência contra a publicação das denúncias (afirmando, inclusive, que a imprensa estava arquitetando um plano de difamação em massa contra os parlamentares), agora aceitam "calados" a decisão de Sarney.

Os atos secretos, que serviram para concretizar medidas muitas vezes favoráveis aos próprios senadores (leia ESTA reportagem) e aos seus interesses particulares agora tem seu devido tratamento: a anulação imediata. Esse é o primeiro passo. O segundo teria que ser o afastamento de TODOS (não só do Sarney) que tiveram seus nomes envolvidos nessa sujeirada. É preciso que o nosso congresso seja completamente reformado e as pessoas que brincam com o dinheiro do povo devem ser punidas exemplarmente.

Apenas anular uma das muitas artimanhas não vai mudar a realidade de desmandos que nos assusta todos os dias nos noticiário. O Congresso nacional está completamente desmoralizado e isso é uma grande vergonha para o nosso país. Temos que escancarar, cada vez mais, nossa revolta perante atos tão absurdos como os que vemos nossos parlamentares protagonizando. Isso é um verdadeiro atentado á moralidade administrativa. Moralidade esta que deveria nortear toda e qualquer atividade política no Brasil.

Se não renovarmos quadros no nosso congresso, no ano que vem (ano de eleição para a Câmara e o Senado) contiuaremos assistindo a episódios lamentáveis como este dos atos secretos. É preciso que se mude radicalmente tudo isso. O povo precisa mostrar de quem é o verdadeiro poder.

Foto: Estadão


Quer mais? Siga-nos no Twitter e acompanhe de perto o Incomode-se!

---DEIXE SUA OPINIÃO. COMENTE!---

Postar um comentário

Caros leitores,

não serão admitidos comentários:

- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)

E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.