Protógenes candidato

Protógenes Queirós ficou conhecido em todo o país por chefiar a famosa Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Segundo acusações, o delegado durante as investigações, que tinham como principal objetivo desbaratar os crimes financeiros do grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas, teria se utilizado de práticas ilegais na condução do inquérito: segundo os processos que sofre na PF e, também, na justiça Federal, o delegado teria praticado os crimes de violação de sigilo funcional e fraude processual durante investigações da Operação.
Para concorrer ao cargo eletivo em 2010, Protógenes terá que se livrar desses processos, além de ter que optar por afastamento por tempo indefinido da PF ou pela exoneração. A notícia da candidatura do delegado foi festejada por alguns políticos do grupo pedetista. Conforme publicado pela Folha Online, Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força Sindical (que foi, inclusive, o mentor da vinda de Protógenes ao partido de Carlos Lupi e de Cristovam Buarque), afirmou que o delegado “tem perfil político e se transformou em um ‘ícone na luta pela transparência’. ‘Assim que ele teve a ideia de entrar na vida política, nós começamos a conversar. Como ele estava enrolado com o PSOL, esperamos um pouco e ele se decidiu. O delegado tem um tem um papel importante porque é uma pessoa que se tornou emblemática na luta pela transparência e contra a corrupção’, disse o sindicalista.
O que percebemos, então, é que todo aquele engajamento do delegado Protógenes em criar polêmica em cima de polêmica, a partir do caso Satiagraha, tinha realmente uma intenção político-eleitoreira: Protógenes queria entrar na vida política brasileira através da porta dos embates e das combatividades muitas vezes vãs. Através de declarações fortes em sua página na internet e através da imprensa, fica claro que o delegado estava buscando os holofotes da publicidade gratuita e muito útil aos pretensos candidatos. Segundo ele, porém, a iniciativa de entrar na carreira política não partiu exatamente dele: "A população está me conduzindo a este processo", disse ele. "Há uma pressão pública para isso". Disse o delegado recentemente em seu blog. (citação: Folha Online)
Apesar das frases de efeito e das aparições marcantes, o que Esperamos é que, sinceramente, se provada sua inocência nos processos, Protógenes não caia num oposicionismo frívolo, que tem muita pirotecnia e pouca ação. O povo brasileiro não quer mais um “político marqueteiro” e cheio de jogos de cena. Afinal, se é para ser combativo, que seja de verdade...
Foto: Blog do Protógenes
1 Comentário:
Não sei sei será uma boa Protógenes sair como candidato. Na política ninguém é 100% honesto como delegado se define. Posso estar enganado e ele se saia bem. Mas ele começou errando, aceitando convite de Paulinho da Força, que tem muitas acusações nas costas. Cada um tem seu preço. Abraços
25 de julho de 2009 às 20:59Postar um comentário
Caros leitores,
não serão admitidos comentários:
- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)
E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.