A farra da "carta branca"

Como podemos ver, a “carta branca” consiste basicamente em uma autorização que é formulada pelo poder executivo através de um projeto de lei que submetido à aprovação da câmara municipal, que, tomando por base de uma “manipulação” de uam brecha na Lei Orgânica do Município, autoriza o executivo, sem pedir opinião ou aprovação de ninguém, a firmar contratos, convênios, termos de confissão de débito , e outras operações financeiras importantes , sem a presença da chamada “função fiscalizadora” do poder legislativo.
Grosso modo, trata-se, realmente, de um verdadeiro pedido de “carta branca” (eis a razão do apelido) para atuar livremente em setores importantes das finanças públicas. Esse instrumento já faz parte de uma corrompida “cultura política” presente em diversas pequenas cidades, e se configura num grande absurdo!
Numa tacada só temos dois movimentos que não podem ser tolerados por nenhuma sociedade que se diga democrática e aberta: os vereadores espuriamente abdicam de parte da sua função fiscalizadora e deixam ao sabor das vontades do executivo (e de seu chefe) a adoção de medidas que podem modificar todo um andamento da administração pública municipal.
Essa é regra em pequenas cidades do interior da Bahia. Esta é a triste realidade.
No entanto, algumas vezes vemos o esquema se desmontar. Em Barra do Mendes (interior da Bahia), por exemplo, nesta última quinta feira, a Câmara, pela primeira vez em muito tempo, derrubou a “carta branca”! Eu parabenizo a todos que se esforçaram no sentido de concretizar essa ação tão importante, e,ao mesmo tempo, torno público o meu protesto e minha torcida para que artimanhas políticas como essas deixem de acontecer, e que o povo deixe de ser lesado.
Parabéns aos vereadores de Barra do Mendes, pela reprovação da carta branca! Tomara que mudanças maiores possam advir de atitudes como esta!
4 Comentários:
Caro Henrique/Black,
4 de maio de 2009 às 13:48você presta um importante serviço à população em geral, haja vista, que cumpri o que de mais decente existe no jornalismo, a saber, a informação, lastreada em dados reais, em evidências, em fatos. O que em si já representa uma atitude revolucionária, pois muito do que é informado na grande imprensa brasileira é "maquiado" ou até "inventado", justamente, para evitar o afloramento de indignações e atitudes críticas.
Enfim, esse texto sobre a dita "carta branca" é brilhante, vamos ver se as pessoas e nossos conterrâneos se atentem para isso.
Essa é mais uma das artimanhas tradicionais da política brasileira, certamente, trata-se de mais uma herança do "patrimonialismo", que sempre fez política com interesses pessoas/familiares, e só depois se falava no coletivo.
Abraço, Bruno Durães/Zecão.
Meu caro, a carta branca é até mais que uma meta para os políticos corruptos: eles as querem aprovar essa medida deseperadamente. E isso porque a carta branca junto com outras artimanhas legais e ilegais, fazem das prefeituras do interiror uma verdade máquina de gerar dinheiro sujo! Prefeito do inteiror fica rico rapidinho... porque? Cartas brancas, comissões, auxílios e maracutaias podem ajudara a desvendar...
4 de maio de 2009 às 14:09isso mesmo Henrique, continue sendo o cidadão exemplar q sempre foi. denunciar e conhecer as denúncias é um direito de todos nós
6 de maio de 2009 às 15:18parabéns amigo
bjos
Ivana
Pois é amigos...
9 de maio de 2009 às 01:42Felizmente a tão famosa "carta branca" dessa vez foi derrubada. Não sei se isso aconteceu por mera conveniência política, levando em consideração informações que dizem que parte dos vereadores que eram ligados ao atual prefeito, agora estão "brigados” com o mesmo, ou se agora, e somente agora nossos ilustres vereadores perceberam que eles são responsáveis diretos pela fiscalização e acompanhamento das ações do executivo.
Pois bem, não sei ao certo qual das duas opções é a verdadeira (mera conveniência política ou descobriram de fato qual o seu papel no legislativo...?). São muitas dúvidas e inúmeros questionamentos, mas de uma coisa eu tenho certeza, uma pequena cidade do interior da Bahia começa se despertar... e o resultado futuro desse despertar por incrível que pareça só depende de cada um de nós, pois é, cada um de nós que sempre criticou e pouco fez pra tentar começar a mudar esse triste cenário político de Barra do Mendes de quase 20 anos de oligarquia declarada...
De qualquer forma fico bastante contente com a não aprovação desse projeto absurdo. E mais contente ainda em perceber que essas informações que são pertinentes e de interesse de todos os cidadãos de Barra do Mendes estão sendo disseminadas e discutidas.
Black, mais uma vez parabéns pelo blog... organização e união essas são as palavras de ordem.
Abraço.
Jorge Luiz
Postar um comentário
Caros leitores,
não serão admitidos comentários:
- Escrito em "miguxês"
- Com conteúdo ofensivo ou pornográfico.
- Com mensagens ou insinuações racistas
- Com assuntos estranhos ao discutido no post
- Com conteúdos publicitários ou de propaganda (SPAM)
E ATENÇÃO: Os comentários publicados são opiniões dos leitores. Não do Incomode-se.